Em entrevista ao Atento News, Rodrigo Rossoni disse que a nova tarifa de 50% sobre produtos de madeira ameaça a economia local e pode causar êxodo de moradores.
A reportagem do Atento News conversou hoje (12) com o prefeito de Bituruna, no Sul do Paraná, Rodrigo Rossoni (PSDB), que vive um momento de incerteza e preocupação. Com 87% da economia baseada no setor madeireiro, o município está entre os mais afetados pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos de madeira.
Empresas locais já anunciaram férias coletivas, redução da produção e até fechamento de unidades. Segundo o prefeito Rodrigo Rossoni, mais de mil trabalhadores podem perder o emprego nas próximas semanas, um impacto significativo para uma cidade com cerca de 10 mil eleitores.

A medida afeta principalmente produtos derivados de pinus e eucalipto, como molduras e compensados. Para Rossoni, o desemprego em massa vai reduzir a arrecadação da prefeitura e aumentar a demanda por assistência social, situação que o município, de pequeno porte, não conseguirá sustentar por muito tempo.
Sem outros setores econômicos fortes para absorver os trabalhadores, ele teme até um êxodo de moradores. O prefeito cobra ação imediata do governo federal e diálogo com os Estados Unidos para tentar reverter a tarifa e evitar um colapso econômico em Bituruna.