Google alerta usuários do Gmail para troca urgente de senhas após ataques cibernéticos

Empresa recomenda atualização imediata de senhas e ativação da autenticação em dois fatores após hackers explorarem dados expostos em violação ligada à Salesforce.
Foto: Getty Images

O Google emitiu um alerta de segurança a todos os usuários do Gmail, estimados em 2,5 bilhões no mundo. A empresa orienta que as senhas sejam trocadas imediatamente e que a autenticação em dois fatores (2FA) seja ativada.

A recomendação ocorre após ataques cibernéticos sofisticados, atribuídos ao grupo ShinyHunters, que exploraram dados expostos em uma violação na plataforma de nuvem da Salesforce, fornecedora de serviços ao Google.


Embora os sistemas do Google não tenham sido diretamente comprometidos, os criminosos passaram a utilizar informações como nomes e contatos corporativos para aplicar golpes de phishing e vishing, simulando comunicações oficiais para roubar credenciais e códigos de segurança.

O Google reforça que, além da troca de senha e do 2FA, os usuários devem desconfiar de e-mails e ligações suspeitas e verificar a atividade recente de suas contas.

Informações da Época Negócios

Últimas atualizações