O Museu Visconde de Guarapuava abre as portas, entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro, para a exposição “Olhares do Campo”, uma mostra fotográfica que valoriza a vida nos distritos do município. A abertura oficial será no dia 23 de setembro, às 19h.
O projeto cultural envolveu adolescentes moradores dos quatro distritos de Guarapuava em oficinas de fotografia com celular, realizadas nos colégios estaduais Professora Maria de Jesus Guimarães (Guará), Benedito de Paula Louro (Guairacá), D. Pedro I (Entre Rios) e Palmeirinha. Ao longo das atividades, os alunos foram incentivados a registrar paisagens, tradições, objetos e elementos do cotidiano, exercitando um novo olhar sobre seus territórios.
Anúncio não encontrado.
A fotógrafa Nicole Gutfreund, responsável pela orientação técnica, destacou o talento dos estudantes:
“Eles me deixaram sinceramente impressionada com a forma como conseguiram transformar a simplicidade da vida nos distritos em arte.”
Já a Professora e Drª Renata Sopelsa, ressaltou o aspecto afetivo das imagens:
“Foi maravilhoso acompanhar a dedicação dos alunos e como conseguiram representar a beleza de lugares e objetos que, muitas vezes, até para eles mesmos, passavam despercebidos. As fotografias ficaram lindíssimas e carregam memória, afeto e criatividade.”
Ao todo, foram produzidas mais de 500 fotografias, das quais uma seleção estará em exibição no Museu Visconde de Guarapuava. A mostra será gratuita e aberta ao público.
Serviços
- Exposição: Olhares do Campo
- Período: 22 de setembro a 23 de outubro de 2025
- Abertura: 23 de setembro, às 19h
- Local: Museu Visconde de Guarapuava – Guarapuava/PR
- Informações: (42) 3142-0763 / @olhares_do_campo
Assessoria