Nesta quarta-feira (10), a Rua XV de Novembro recebeu uma blitz educativa em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e cuidado em saúde mental. A ação buscou sensibilizar a população e reforçar a importância de buscar apoio em momentos de dificuldade.
Durante a mobilização, profissionais abordaram motoristas e pedestres para entregar materiais informativos e conversar sobre saúde mental. “Nós estamos pedindo para as pessoas que passam por aqui parem, para que a gente possa orientar sobre saúde mental”, explicou o auxiliar de enfermagem do CAPS II, Wilson Anciuti.
A iniciativa reuniu as equipes do CAPS II, CAPS AD, CAPS III, Atenção Primária à Saúde (APS/UBS), Departamento de Atenção à Saúde (DAS), AME/QUALICIS, além do apoio de parceiros como o SESC e universidades locais.
Para o secretário de Saúde de Guarapuava, Márcio Brunsfeld, o movimento é fundamental para quebrar tabus e incentivar o acolhimento.“O Setembro Amarelo é um movimento essencial para lembrar que cuidar da saúde mental é cuidar da vida. Ao longo deste mês, nosso objetivo é fortalecer a mensagem de que ninguém precisa enfrentar o sofrimento sozinho e que pedir ajuda é um gesto de coragem. Em Guarapuava, contamos com uma rede preparada, sempre de portas abertas para acolher quem precisa”, destacou.

Os CAPS de Guarapuava seguem à disposição da comunidade, oferecendo atendimento e acolhimento a quem procura apoio. A blitz fez parte da programação especial da campanha, que ao longo do mês terá outras atividades de sensibilização.
O CAPS II fica localizado na Rua Padre Chagas, número 2568 – Centro. O telefone de contato é: (42) 3142-1603.
Fonte: Prefeitura de Guarapuava