A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Imbituva, com apoio da unidade de Ipiranga e da Polícia Militar, cumpriu nesta quinta-feira (18) quatro mandados de busca e apreensão e dois de internação em Guamiranga, dentro da operação Sinergia.
As investigações apontaram que alunos de um colégio estadual estavam sendo aliciados para produzir vídeos das partes íntimas e de automutilação, destinados a um servidor do aplicativo Discord. Em troca, as vítimas recebiam valores ou presentes e, em seguida, eram ameaçadas com a divulgação das imagens caso não obedecessem às ordens dos líderes do grupo.
Segundo a PCPR, três adolescentes chegaram a fazer cortes no corpo em formato de cruz suástica para agradar administradores do grupo, que se passavam por “namorados virtuais”.
Duas adolescentes investigadas foram apreendidas, após avaliação da Justiça, que considerou que suas famílias não tinham condições de impor correção ou disciplina. Elas foram encaminhadas ao CENSE de Curitiba, onde permanecem à disposição da Justiça.
Durante a ação, foram apreendidos quatro celulares, um canivete, lâminas, uma máscara e papéis que auxiliarão no aprofundamento das investigações.
Denúncias
A PCPR pede a colaboração da população com informações que auxiliem nas investigações e na localização de foragidos da Justiça. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 197 (PCPR), 181 (Disque-Denúncia) ou via WhatsApp no número (42) 3436-1177 da equipe de investigação.