O mês de outubro deve apresentar temperaturas e chuvas dentro da média histórica no Paraná, segundo o Simepar. Nas duas primeiras semanas, duas frentes frias devem avançar pelo estado, trazendo risco de tempestades mais intensas principalmente no Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul. Já no Norte, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a chuva será menos expressiva.
Entre uma frente fria e outra, o tempo deve ficar mais estável, com sol entre nuvens e calor. Nas regiões Norte, Noroeste e Oeste, as máximas podem passar de 34°C, com umidade do ar baixa durante as tardes. Não há previsão de frio intenso como o registrado no inverno.
Na segunda quinzena, o cenário deve ser de sol e temperaturas mais elevadas, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. O Simepar também não descarta ondas de calor no Norte e Noroeste.
Historicamente, outubro é um mês chuvoso no estado. O Oeste e o Sudoeste registram os maiores volumes, chegando a médias de até 250 mm em cidades como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Já as temperaturas médias variam de 14°C a 24°C, dependendo da região, sendo mais altas no Norte e mais baixas no Sul e em áreas próximas a Curitiba.
As informações são da AEN