Obra da PR-364 é suspensa após descoberta de fósseis mais antigos que dinossauros entre Irati e São Mateus do Sul

Trecho teve a pavimentação paralisada por recomendação do MPF; local abriga fósseis de Mesosaurus brasiliensis, espécie de 280 milhões de anos.
Fotos: DER-PR/ Universidade do Contestado / Unicentro - Via g1

A pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, foi suspensa após a descoberta de fósseis de animais pré-históricos, mais antigos que os dinossauros, na região. O local abriga vestígios do Mesosaurus brasiliensis, um lagarto aquático que viveu há cerca de 280 milhões de anos.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), a obra foi paralisada após o cancelamento da licença ambiental, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão apontou falhas no licenciamento, já que o documento foi emitido sem a análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável por avaliar possíveis impactos sobre o patrimônio arqueológico.

O DER-PR informou que os serviços estavam com 52,72% de execução, em um trecho de 1,6 km, que inclui um viaduto no entroncamento com a BR-153, com investimento de R$ 23,7 milhões. Atualmente, o tráfego está sendo desviado por uma via municipal.

Os fósseis foram descobertos meses atrás durante obras na BR-153 e vêm sendo estudados por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

De acordo com o MPF, a continuidade da pavimentação só poderá ocorrer após a manifestação do Iphan e a realização de novos estudos arqueológicos e paleontológicos.

Atento News, com informações do g1

Últimas atualizações