A Câmara de Vereadores de Guarapuava entregou, ontem (4), uma moção de aplausos e congratulações à equipe de Operações com Cães do Choque, do 16º Batalhão da Polícia Militar, em reconhecimento aos resultados alcançados nas ações de segurança pública entre fevereiro e agosto deste ano. A homenagem também contemplou o cão policial K9 Rafiki, que tem se destacado em operações de combate ao tráfico e na localização de armas e drogas.
O cão Rafiki foi adestrado pelo soldado Fernando França, operador da equipe do Choque, que compartilha nas redes sociais momentos de treinamento, trabalho em campo e também de descontração com o parceiro de farda.
A moção foi proposta pelo vereador Professor Pablo, com apoio do vereador Leandro Dobrychtop. Durante a entrega, Pablo destacou a importância da equipe para a segurança pública local.
“Tenho aqui uma lista com prisões, apreensões, armas, drogas e mandados cumpridos por essa equipe. O prejuízo ao crime organizado já ultrapassa os R$ 3 milhões, e continua crescendo. É uma honra reconhecer o trabalho desses guerreiros incansáveis”, disse o parlamentar.
O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jackson Busnelo, agradeceu a homenagem em nome da corporação.
“Essa valorização é muito importante. A equipe com cães não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas um grupo dedicado à prevenção e à atuação contra o crime. Trabalhamos 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre buscando proteger a comunidade. Polícia Militar: nós fazemos a diferença”, afirmou o comandante.
A moção foi entregue ao 2º tenente João Paulo Batista França, comandante do canil; ao 3º sargento Júnior César dos Santos; ao soldado Fernando França; ao motorista da equipe; e ao cão policial K9 Rafiki, símbolo do comprometimento e da eficiência do Choque de Guarapuava.
Capacitação da equipe
Recentemente, o soldado França e o 2º tenente João Paulo Batista França, comandante do canil, participaram do Encontro Interinstitucional de Cinoctecnia, promovido pela Polícia Rodoviária Federal, em Curitiba. O evento reuniu equipes de canis de várias forças de segurança do país, incluindo a PM, a Polícia Federal, o Exército e a Guarda Municipal, com foco no aperfeiçoamento técnico, bem-estar animal e integração entre corporações.
Por William Batista, Atento News.