Desde que o tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu, destruindo casas, comércios e deixando centenas de famílias sem abrigo, a cidade tem recebido um forte movimento de solidariedade. Entre os grupos que se mobilizaram, o Legendários chama atenção, formado por voluntários de várias regiões do Brasil.
O Atento News encontrou os integrantes no ponto onde chegam e saem as doações. Ali, os voluntários ajudam a descarregar caminhões, separar alimentos, montar marmitas e seguir para os bairros mais atingidos, levando água e auxílio direto às famílias.
O coordenador do grupo, Vinícius Galera, contou que a mobilização foi imediata assim que receberam a notícia da tragédia.
“Nós somos os Legendários pelo Brasil, e a nossa ideia já vem há muito tempo: onde tiver uma necessidade, lá terá um Legendário. Assim que a gente teve a notícia, já teve pessoas do Brasil inteiro se deslocando para cá. Eu me desloquei também para que a gente pudesse coordenar as equipes que aqui estão. Hoje tinha mais de 200 homens trabalhando na limpeza, nas refeições. É um grupo cristão de valores e princípios cristãos, e que está aqui para fazer a diferença pra sociedade.”
Segundo ele, o grupo tem presença nacional e reúne pessoas de diferentes áreas, empresários, profissionais liberais e pais de família, que deixaram suas rotinas para prestar apoio.
“Nós falamos que temos o Legendário número um, Jesus Cristo. O nosso propósito, sem dúvida alguma, é levar o nome de Jesus para todos aqueles que querem o receber. São empresários, profissionais liberais, pais de família que deixaram suas famílias para vir servir essa sociedade que aqui está. E estamos aqui para engrandecer o nome de Jesus Cristo fazendo esse trabalho.”
O movimento, com base cristã, está presente em mais de 15 países e reúne 160 mil integrantes no mundo, sendo 10 mil apenas na região Sul.
“Já aconteceu aqui 200, nós somos mais de 160 mil pelo mundo, somos mais de 15 países e hoje nós temos só aqui na nossa região mais de 10 mil Legendários formados.”
Entre os voluntários, o empresário Jackson Luiz Ferraz Osório também se juntou ao grupo. Morador de Toledo, ele explicou o que o motivou a vir até Rio Bonito do Iguaçu.
“Sempre comento que todo homem é chamado para grandes missões e responsabilidades. Então nós estamos aqui, primeiramente, lutando e representando pelas nossas famílias e por todas que estão em momento de desespero, momento de incerteza. Cremos que nós somos capacitados para representar algo que é maior do que nós.”
Jackson contou que trabalha na área de tecnologia, mas que neste momento o que mais importa é a disposição para ajudar.
“Além da gente ter as nossas atribuições como empresário, hoje eu sou da área de tecnologia, mas isso não faz parte aqui. Literalmente é mão na massa. Acho que a mobilização de donativos e recursos está chegando de vários lugares. O que precisa realmente agora é de homens com coragem, de pessoas que coloquem a mão na massa para fazer as coisas acontecerem.”
O voluntário explicou que também tem familiares na cidade e que o trabalho é uma forma de gratidão e fé.
“Estamos aqui representando Toledo, representando a nossa família. Tenho parentes aqui na cidade também que tiveram grandes prejuízos. Então a gente vem aqui honrar principalmente a Deus e ao próximo, como a nossa missão aqui na terra. Homens de valor, representando o movimento Legendários também.”