Guarapuava amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos que nunca tomaram a dose

Quem nunca recebeu a vacina pode procurar as unidades de saúde ou o Centro Municipal de Imunização; estratégia segue até a campanha nas escolas em 2026.
Foto: William Batista/ Arquivo Atento News

A Prefeitura de Guarapuava ampliou a estratégia de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que nunca tomaram a vacina. A medida começou a valer neste mês e segue orientação do Ministério da Saúde. São pouco mais de duas pessoas com pendência da vacina.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica, há pouco mais de duas mil pessoas nessa faixa etária no município que nunca receberam nenhuma dose da vacina, o que acendeu o alerta para reforçar a busca por esse público.

Quem se encaixa nesse grupo pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou o Centro Municipal de Imunização para verificar a situação e receber a dose.

A estratégia especial vai continuar até a Campanha de Vacinação nas Escolas, prevista para o primeiro semestre de 2026.

Busca ativa para quem nunca se vacinou

Para facilitar o acesso, as equipes de saúde estão trabalhando com uma lista nominal de jovens que ainda não foram vacinados, o que permite fazer a chamada “busca ativa”.

De acordo com o enfermeiro da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Antony Colaço, a ampliação é voltada somente para quem nunca tomou a vacina.

Ele explica que quem já recebeu pelo menos uma dose em algum momento da vida não precisa se vacinar novamente.

A vacina contra o HPV é considerada segura e eficaz e é uma das principais formas de prevenção contra vários tipos de câncer, como:

  • Câncer do colo do útero
  • Câncer de ânus
  • Câncer de pênis
  • Câncer de boca e orofaringe

Vacina continua para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra o HPV continua sendo oferecida normalmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Atualmente, o esquema é de dose única para essa faixa etária.

Onde se vacinar?

Pais, responsáveis e os próprios jovens podem:

  • Procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima
  • Ou ir direto ao Centro Municipal de Imunização

A orientação é levar a caderneta de vacinação para verificar a situação e fazer a atualização, se necessário.

Últimas atualizações