O Grupo de Trabalho GT Voa Guarapuava, formado por entidades da sociedade civil organizada e pela Prefeitura, promove nesta quarta-feira (3) uma coletiva de imprensa para apresentar o projeto de ampliação do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria.
O encontro será às 15h, no próprio aeroporto, e contará com a participação do técnico responsável pelo projeto, Clairton Hammer, da Orion Aeroportos Projetos e Consultoria. Ele deve detalhar os avanços e as perspectivas da iniciativa, considerada estratégica para o desenvolvimento de Guarapuava e de toda a região.
De acordo com a organização, a mobilização busca fortalecer a conectividade aérea e garantir infraestrutura adequada para atender à demanda de passageiros, cargas e turismo.
Aeroporto sem voos comerciais
O anúncio ocorre em meio ao cenário de indefinição no transporte aéreo local. Desde hoje (1º), o aeroporto municipal está sem voos comerciais após a Azul Linhas Aéreas suspender a rota entre Curitiba e Guarapuava. A companhia justificou a decisão pelo aumento dos custos operacionais, da alta do dólar e por ajustes na frota.
Mais cedo, o Atento News publicou reportagem em que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Júlio Agner, defendeu a importância do aeroporto para o futuro da região. “A gente vê o aeroporto como uma importante ferramenta no desenvolvimento econômico da região toda, né? Então, na medida em que ele é um atrativo a mais para empresas se instalarem, serve também para a parte turística e para o transporte de cargas”, afirmou.