A Prefeitura de Guarapuava realizou nesta segunda-feira (15) uma palestra sobre prevenção ao suicídio para os servidores municipais. A atividade, ministrada pelo psiquiatra Dr. José Cléber Feliciano Ferreira, integra a programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida que neste ano tem como lema “Se precisar, peça ajuda”.
O objetivo da palestra foi conscientizar os participantes sobre a importância do tema, reforçando que a informação e a prevenção são ferramentas fundamentais no enfrentamento ao suicídio.
O psiquiatra destacou que o Poder Público tem um papel essencial no cuidado com a saúde mental dos servidores e da população. Ele explicou que há um projeto em andamento para capacitar as unidades de atenção básica, já que, em muitos casos, esse é o primeiro local procurado por pessoas em sofrimento psíquico.
“Nós temos um crescente de tentativas de suicídio e, consequentemente, de suicídios, que é uma realidade do município, do estado e do país. Mas cidades que investem em prevenção conseguem reduzir esse índice. Só tenho a agradecer e parabenizar a Prefeitura de Guarapuava por esse olhar cuidadoso com seus colaboradores e com a comunidade”, afirmou Dr. José Cléber.
Entre os servidores presentes, Camila Fernandes Duarte, assistente administrativa, destacou que a palestra foi necessária para aumentar a compreensão sobre o assunto e orientar como agir na prevenção. “Muitas vezes não sabemos como agir diante de situações relacionadas ao suicídio. Hoje, aprendemos sobre a amplitude do tema e como colaborar para a prevenção. Que essas ações continuem, porque a vida vale mais que qualquer outra coisa”, disse a servidora.
A Prefeitura de Guarapuava, reforça que a atual gestão tem se dedicado a implementar políticas públicas que promovam o cuidado integral com a saúde mental dos servidores e da comunidade. A valorização da vida é prioridade, e ações como esta demonstram o compromisso da administração municipal em enfrentar de forma responsável e humana os desafios relacionados à prevenção do suicídio.
Se você ou alguém que você conhece está passando por momentos difíceis, lembre-se: você não está sozinho. Buscar ajuda é um ato de coragem e pode salvar vidas. Procure a unidade de saúde mais próxima, converse com um profissional ou entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia, gratuitamente. Falar é sempre a melhor escolha.
Fonte: Prefeitura de Guarapuava