A Polícia Civil cumpriu na manhã de ontem (8) um mandado de busca e apreensão contra um influencer de 45 anos, conhecido como “Solitário”, que possui 119 mil seguidores e é investigado por ameaçar de morte o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu e seus familiares, incluindo crianças. As ameaças foram feitas durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, segundo o GDE (Grupo de Diligências Especiais) da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul.
As investigações apontam que o vídeo foi publicado sem qualquer restrição, alcançando grande número de pessoas. De acordo com a Polícia Civil, essas mesmas redes sociais vinham sendo usadas pelo influencer para arrecadar doações em nome das vítimas do tornado que atingiu o município no mês passado.
A operação ocorreu em Toledo, onde o investigado mora. Os agentes apreenderam o telefone celular do influencer e um simulacro de revólver. As investigações continuam para identificar outras pessoas citadas na live como supostos apoiadores.
As ameaças
Durante a transmissão ao vivo, o influencer dirigiu várias declarações contra o prefeito. Em um dos momentos, afirmou:
“Sou curto e grosso. Se ele pensa em fazer alguma coisa comigo, não tem problema, mas pode ter certeza que ele não vai ficar para contar a história, nem a família dele. Tem muitas pessoas atrás de mim esperando para se vingar.”
Em outro trecho, disse que seria retaliado caso o prefeito tentasse algum ato contra ele:
“Se alguém botar a mão em você, nós começamos… vamos de filho pra tio, vizinho… o sobrenome inteiro. Se pensa em fazer comigo, ele tem que pensar que vai perder toda a linhagem.”
Ele também fez ataques diretos ao prefeito:
“Muita gente fala que o prefeito é ditador. Tenho provas. Ele ameaça mesmo.”
Relato sobre a ida a Rio Bonito após o tornado
Na mesma live, o influencer comentou sua ida ao município depois do tornado:
“É a primeira vez que entro num lugar achando que vamos se unir pra ajudar a cidade. Fui lá pra somar, não pra dividir. Nem desci da caminhonete, ficaram rodeando, atrapalhando as caminhonetes lá.”
Polícia Civil investiga possíveis cúmplices
Segundo a corporação, ainda durante a live o próprio influencer mencionou que teria apoio de outras pessoas para praticar possíveis crimes. Por isso, a Polícia Civil informou que trabalha agora para identificar os citados.
A investigação apura crimes relacionados às ameaças e eventual associação com terceiros.
Defesa não encontrada
A reportagem tentou contato com o influencer e não conseguiu retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.