Guarapuava recebe recurso de quase 1 milhão de reais para fortalecer a inovação em 2026

Recursos do Pacto pela Inovação serão destinados ao desenvolvimento de ações de ciência, tecnologia e inovação no município.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarapuava

Guarapuava encerra o ano com mais uma conquista estratégica para o futuro da cidade. O município foi contemplado com recurso de 995.574,72 do Pacto pela Inovação, após participação no evento oficial de repasse fundo a fundo promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, realizado nesta terça-feira (17), em Curitiba.

O investimento integra o novo modelo de repasse fundo a fundo, que garante mais autonomia e eficiência na aplicação dos recursos pelos municípios que aderiram ao programa. Guarapuava já havia formalizado sua adesão ao Pacto pela Inovação e, com isso, passa a contar com recursos que serão aplicados diretamente em ações locais de ciência, tecnologia e inovação ao longo de 2026.

O secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, destacou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da inovação. Segundo ele, o Paraná tem avançado de forma significativa na modernização da gestão pública, com investimentos contínuos em ferramentas e tecnologias de ponta. “Estamos melhorando muito a gestão do Estado e, hoje, investimos nas melhores ferramentas para impulsionar a inovação no Paraná”, afirmou.

O deputado estadual, Artagão Junior, que esteve presente no evento, relembrou o quanto o investimento em inovação é urgente para que a cidade possa caminhar em conjunto com as novidades do mundo. “Acho que a inovação é uma ferramenta de transformação, mas mais do que isso, ela se transformará em algo essencial”, destacou ele. 

 A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que este recurso será destinado ao fortalecimento do ecossistema inovador do município, incluindo projetos de modernização da gestão pública, formação e qualificação de jovens, estímulo ao empreendedorismo, inovação aberta e desenvolvimento de soluções tecnológicas que impactem positivamente a população e a economia local.

A proposta da secretaria é transformar os recursos em ações concretas, com planejamento e integração entre diferentes áreas, garantindo resultados de médio e longo prazo para Guarapuava. “Encerramos o ano com uma conquista muito importante para Guarapuava, construída pelo trabalho de toda a equipe, que correu contra o tempo para atender aos pré-requisitos do Pacto pela Inovação. Avançamos com a sanção da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da criação do CMCTI e do Fundo Municipal de Inovação, bases fundamentais para garantir governança e investimento contínuo. A confirmação do recebimento desses recursos mostra que estamos no caminho certo. Eles vão fortalecer o ecossistema de inovação e gerar oportunidades reais para a cidade”, destacou Ana Klosouski Andrade, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava.

O aporte também fortalece a atuação conjunta de parceiros estratégicos, como o hub de inovação da ACIG, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Turismo, ampliando o alcance das políticas públicas e conectando educação, empreendedorismo, economia criativa e desenvolvimento regional.

Fonte: Prefeitura de Guarapuava.

Últimas atualizações