A corredora Tatiane Raquel da Silva, de 35 anos, representou o Brasil nos 3.000 metros com obstáculos no Mundial de Atletismo 2025, disputado em Tóquio (Japão). Morando há quase 15 anos em Guarapuava, a atleta entrou na pista na noite de domingo (14), no horário de Brasília — manhã de segunda-feira no Japão.
Tatiane encerrou a prova com o tempo de 9min56s95. O resultado não foi suficiente para avançar à final, mas marcou a presença da única brasileira inscrita na modalidade.
Experiência internacional
Esta foi mais uma competição internacional no currículo de Tatiane, que já disputou duas Olimpíadas – a mais recente no ano passado, em Paris – e vem acumulando participações em campeonatos mundiais. No ano passado, também esteve entre as protagonistas da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, finalizando a prova de rua em quinto lugar com o tempo de 53min51s.
Trajetória em Guarapuava
Natural de Londrina, Tatiane vive em Guarapuava há quase 15 anos, onde construiu sua base de treinos e carreira. Se mudou para cá por conta do marido, que é guarapuavano.
Emoção e desafios
A atleta já ressaltou em entrevistas anteriores a importância da família como apoio fundamental em sua trajetória, especialmente a filha, que acompanha cada conquista com orgulho.
Neste domingo (14), em entrevista ao Majors Brasil, Tatiane também comentou sobre as dificuldades enfrentadas na carreira, incluindo o calor nesta prova, que, segundo ela, atrapalhou o desempenho.
Ela agradeceu à família, especialmente a filha, a quem dedicou sua jornada enquanto atleta relembrando o momento em que retornou ao esporte após a gravidez, há 17 anos, e aos patrocinadores, especialmente, de Guarapuava.