A solidariedade de famílias paranaenses tem transformado vidas em 2025. De janeiro a setembro, 24 crianças e adolescentes receberam transplantes de órgãos no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foram dez transplantes de coração, seis de fígado e oito de rim, todos realizados em pacientes de até 17 anos.
A maioria dos órgãos transplantados veio de doadores do próprio estado — apenas dois de fora do Paraná. O tempo médio de espera foi de cerca de um ano.
Um dos casos marcantes é o do pequeno Vicente Sgarbossa Medeiros, que recebeu um novo coração aos dez meses de vida, após cinco meses internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. “A espera é dolorosa, cansativa, angustiante. Mas o milagre aconteceu”, contou a mãe, Raquel Sgarbossa.
Coordenado pela Central Estadual de Transplantes (CET/PR), o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR) organiza toda a logística de captação e transporte de órgãos no estado, com apoio de 22 veículos e 12 aeronaves.
Atualmente, 67 crianças e adolescentes aguardam por um órgão no estado, sendo seis na fila por um coração, 14 por rim, duas por fígado e 45 por córnea.
Atento News, com informações da AEN-PR