Apagão atinge todo o Brasil após incêndio em subestação no Paraná

Falha em uma unidade de transmissão em Campo Largo, causou cortes de energia em 25 estados e no Distrito Federal; fornecimento foi restabelecido em cerca de duas horas.
Foto: EFE

Um incêndio em uma subestação de energia em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, provocou um apagão nacional na madrugada desta terça-feira (14).

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha ocorreu por volta de 0h30 e afetou o fornecimento em 25 estados e no Distrito Federal.

Apenas Alagoas não registrou interrupções. O sistema começou a ser restabelecido poucos minutos depois e foi totalmente normalizado por volta de 2h30 da manhã.

O problema ocorreu na subestação de Bateias, que opera com 500 quilovolts (kV) — uma das mais importantes do país, responsável por conectar o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Com a interrupção, o Operador Nacional do Sistema (ONS) precisou realizar um desligamento controlado em várias áreas para evitar sobrecarga no sistema.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, o episódio foi um “problema elétrico pontual” e não falta de energia. “Não houve risco de colapso. O sistema reagiu automaticamente e a recomposição foi rápida”, afirmou.

A Copel informou que o incêndio foi controlado pelos bombeiros e que nenhum equipamento da companhia foi danificado.

Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram enviados ao local para investigar as causas do incidente.

O último apagão nacional havia ocorrido em 2023, quando cerca de 29 milhões de brasileiros foram afetados por uma falha semelhante.

Atento News, com informações do g1

Últimas atualizações