Foi aprovado ontem (14), em segunda votação, na Câmara Municipal de Guarapuava, o Projeto de Lei “Tampinha de Valor”, de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT). A proposta cria um programa de coleta de tampas plásticas em espaços públicos e privados do município e agora segue para avaliação da administração municipal.
O projeto prevê a instalação de ecopontos em locais de grande circulação, como escolas, unidades de saúde, praças e terminais de transporte coletivo, onde a população poderá depositar tampinhas para reciclagem.
De acordo com o texto aprovado, o material recolhido será destinado a entidades beneficentes e cooperativas de reciclagem de Guarapuava. A iniciativa busca estimular a educação ambiental, reduzir o descarte de resíduos plásticos e gerar recursos para ações sociais, como a compra de fraldas, alimentos e itens de higiene.
As despesas do programa serão custeadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também ficará responsável por definir os pontos de coleta e acompanhar a destinação correta dos materiais.
A proposta será agora encaminhada ao Executivo Municipal e, caso aprovada, deverá ser regulamentada em até 180 dias.