O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (14) que a ajuda financeira prometida à Argentina dependerá do resultado das eleições legislativas marcadas para o dia 26 de outubro.
Trump fez a declaração durante um encontro na Casa Branca com o presidente argentino Javier Milei, destacando que o apoio americano, no valor de US$ 20 bilhões, está condicionado à continuidade das reformas econômicas propostas pelo governo argentino.
“Se um socialista vencer, a gente se sente muito diferente sobre fazer ou não o investimento”, disse Trump, ao lado de Milei.
O pacote inclui um acordo de swap cambial e compra de pesos no mercado para estabilizar a economia argentina. Segundo Trump, as pesquisas apontam um bom desempenho para os aliados de Milei, o que pode garantir avanços nas reformas.
O almoço de trabalho entre as equipes dos dois governos reforçou a parceria entre os países e o alinhamento político entre Trump e Milei, que defendem medidas econômicas liberais e a aproximação entre Washington e Buenos Aires.
Atento News, com agências