Os governos da Argentina e do Paraguai reforçaram a segurança nas fronteiras com o Brasil. A medida foi tomada depois da Operação Contenção, realizada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o crime organizado.
A ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, determinou o aumento das tropas federais e disse que a ação é preventiva, para evitar que criminosos cruzem a fronteira. No documento divulgado nas redes sociais, ela classificou os integrantes do Comando Vermelho como “narcoterroristas” e orientou cooperação com as autoridades brasileiras e paraguaias.
No Paraguai, o Conselho de Defesa Nacional (Codena) também anunciou reforço na vigilância e no controle migratório. O governo teme que criminosos tentem fugir da operação policial no Brasil.
A Operação Contenção, que aconteceu nos complexos da Penha e do Alemão, é considerada a maior e mais letal dos últimos 15 anos no estado. A ação deixou cerca de 120 mortos, incluindo quatro policiais, e resultou em 113 prisões, 118 armas apreendidas e 1 tonelada de drogas confiscadas.
Atento News, com informações da Agência Brasil