Governo confirma cinco mortes após tornado em Rio Bonito do Iguaçu; Sanepar leva geradores para restabelecer água

Quatro vítimas são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava; 53 bombeiros atuam nos resgates e 432 pessoas já receberam atendimento.
Foto: William Batista/ Atento News

O Governo do Paraná confirmou, na manhã deste sábado (8), cinco mortes provocadas pelo evento climático extremo que atingiu o Estado entre sexta (7) e sábado (8). Quatro das vítimas são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural.

Veja mais sobre a tragédia, AQUI.

Em Rio Bonito do Iguaçu, morreram dois homens (49 e 57 anos) e duas mulheres (47 e 14 anos). A vítima de Guarapuava é um homem de 60 anos. Ainda há dois desaparecidos, mas o número pode aumentar conforme novas informações chegam aos bombeiros. Ao todo, 53 militares atuam nos resgates.

Nos hospitais da região, 35 pessoas seguem internadas em enfermarias e uma está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado estável. Outras 99 pessoas receberam atendimentos clínicos, e 15 permanecem internadas, incluindo duas crianças e cinco gestantes.

O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) separa insumos e medicamentos para envio, incluindo 1.000 unidades de soro de 500 ml e 1.000 unidades de ringer.

A Defesa Civil já enviou 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene e 54 bobinas de lona. Nas próximas horas, mais 340 colchões e 150 kits dormitório devem seguir para a cidade. A orientação é que doações ainda não sejam encaminhadas, até que o órgão informe os pontos oficiais de recebimento.

Na área de saneamento, a Sanepar mobilizou quatro geradores de energia, três caminhões-pipa, duas carretas de água potável e dezenas de técnicos e engenheiros para restabelecer o abastecimento. O sistema da cidade, que tem duas captações de rios e um poço, segue parcialmente inoperante, mas o plano emergencial já começou a funcionar.

A Copel também atua no município, priorizando o religamento de áreas menos afetadas. Cerca de 10% da cidade já teve a energia restabelecida, e novas equipes foram deslocadas com caminhões de serviço pesado para auxiliar na reconstrução.

O Atento News segue acompanhando diretamente a situação em Rio Bonito do Iguaçu.

Últimas atualizações