O Governo do Estado do Paraná confirmou nesta quarta-feira (12) o investimento de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider, em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. A escola foi uma das mais danificadas pelos temporais que atingiram a região na última semana.
A obra será executada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), responsável pela infraestrutura das escolas estaduais. De acordo com o levantamento técnico feito por engenheiros, será necessária a reconstrução de salas de aula, telhado, janelas, portas, instalações elétricas e muro, além de melhorias na cozinha e a construção de um novo ginásio de esportes.
A diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destacou que a reconstrução será completa e feita com agilidade. “A destruição provocada pelos ventos foi grande, mas a resposta do Estado está sendo ainda maior. Será uma nova escola, moderna e acolhedora, que simboliza o recomeço de toda uma comunidade”, afirmou.

O trabalho faz parte do plano emergencial determinado pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário da Educação, Roni Miranda, que prevê apoio técnico também à prefeitura e às demais escolas do município. As ações estão amparadas pelo Decreto nº 11.873/2025, que autoriza contratações emergenciais e uso do Sistema de Registro de Preços (SRP) para agilizar as obras.
Enquanto isso, as aulas na rede estadual estão sendo retomadas de forma gradual. Já voltaram a funcionar os colégios Joaquim Nazario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozack e Sebastião E. da Costa. O Colégio Ludovica Safraider, com 389 estudantes, segue sem previsão de retorno presencial.
As informações são da AEN-PR