Secretário das Cidades do Paraná fala ao Atento News sobre novas ações em Rio Bonito do Iguaçu a partir desta quarta-feira (12)

Em entrevista exclusiva, Guto Silva detalhou as frentes de trabalho e as medidas do Governo do Estado para reconstrução da cidade após o tornado.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Atento News conversou com o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, que esteve em Rio Bonito do Iguaçu nesta quarta-feira (12) acompanhando os trabalhos de recuperação do município atingido pelo tornado da última semana.

Na entrevista exclusiva, o secretário destacou que as ações seguem de forma intensa em várias frentes.

“Tudo é muito rápido, acontece muito rápido. O que nós estamos fazendo é organizando todo esse processo. São diversas frentes de trabalho. Inicialmente todo o trabalho na saúde foi feito o resgate no dia, no dia zero, né, onde acontecido, todas as equipes mobilizadas e hoje tá resolvido o assunto da saúde com os postos de saúde já restabelecidos, com insumos e tudo organizado.”

Guto Silva explicou que o primeiro esforço foi concentrado na limpeza da cidade e na retirada dos entulhos, para permitir o restabelecimento dos serviços básicos.
“Depois veio o primeiro dia que era justamente poder limpar a cidade, tirar os entulhos, justamente para facilitar o trabalho das equipes de socorro, das equipes de restabelecer serviços básicos, que essa era a orientação da questão de energia, água, telefonia, e avançamos muito bem nesse sentido.”

O secretário também comentou sobre o foco atual, que é a recuperação das casas.
“Nos últimos dois dias a gente tem concentrado na recuperação das casas, né? Até porque hoje nós temos previsão de chuva e nós estamos trabalhando em três frentes. A primeira delas é a questão das doações que chegam. A gente fez um alerta para que pudesse mandar material de construção. Muita gente também deslocada das prefeituras da região estão ajudando nesse posicionamento de fechar o telhado, teto e que é tão importante.”

Guto Silva confirmou que o governo já aprovou o pagamento do auxílio às famílias e que o CREA tem auxiliado com os laudos técnicos das moradias.
“O CREA fez um trabalho extraordinário, 150 voluntários engenheiros que estão finalizando todos os laudos dessas unidades habitacionais até o dia de amanhã. Isso vai permitir saber exatamente qual o volume de recursos, como que se dará esse repasse de recurso para poder estar transparência e garantir que o recurso possa chegar até na ponta.”

O secretário também anunciou a autorização de 320 unidades habitacionais.
“Já tá iniciado, autorização de 320 unidades habitacionais que começam a ser construídas já no início da semana. Algumas nos terrenos onde as pessoas estavam, e as demais será feito num bairro específico para aqueles que perderam exatamente tudo.”

Além da reconstrução das casas, Guto Silva destacou que o Governo do Estado vai atuar em outras áreas.
“Agora também a gente começa se preocupar com os serviços, com a questão de cidadania, documentação, serviços básicos, os auxílios. Também avançaremos na recuperação econômica, olhando para o comércio, para a indústria local, pra gente poder também ter linhas de financiamento e cuidar do empresário que vai gerar emprego.”

Por fim, o secretário reforçou que o trabalho é amplo e segue com planejamento.
“Tem que olhar diversas frentes: volta às aulas, pequenos animais, atendimento psicológico, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas tem um planejamento, a gente tá organizado. Nós vamos recuperar sim Rio Bonito do Iguaçu de forma rápida, mas também temos que olhar na recuperação emocional da população da cidade que ainda está muito abalada.”

Últimas atualizações