38 milhões de reais: é o valor total que será dividido e repassado para prefeituras que compõem a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) receberão para a compra de caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras e outros equipamentos usados na manutenção de estradas rurais e no apoio direto à produção agrícola.
Os recursos foram anunciados ontem (16) pelo Governo do Paraná. Os recursos serão repassados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com valores de até R$ 4,3 milhões por prefeitura, conforme a necessidade e o porte de cada município.
Ao todo, dez cidades da Amcespar serão contempladas nesta etapa do programa estadual de fortalecimento da infraestrutura rural. Os municípios beneficiados são Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, e Teixeira Soares.
O investimento, segundo o governo, faz parte do pacote de R$ 1,5 bilhão lançado pelo Estado para modernizar os parques de máquinas de 397 prefeituras e oito consórcios intermunicipais.
O recurso é aplicado a fundo perdido e não precisa ser devolvido. Com a iniciativa, aproximadamente 2.400 máquinas entram em operação em todo o Estado.
Só não serão contempladas as cidades de Curitiba e Pinhais, por não contarem com estradas rurais em seus territórios.
CONVÊNIOS COM AS PREFEITURAS – O repasse do recurso é feito diretamente às prefeituras, que ficam responsáveis pelas licitações de compra. Cada contrato tem vigência de 28 meses, sendo os quatro primeiros destinados à aquisição e os demais ao uso efetivo em melhorias viárias. Os equipamentos incorporam-se ao patrimônio municipal, permanecendo à disposição para manutenção contínua das estradas.
O município de Irati, por exemplo, recebeu dois caminhões, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, e uma motoniveladora, em um investimento total de R$ 3,9 milhões.
DUPLICAÇÃO DE RODOVIA – Além da entrega de convênios, nesta terça-feira também foi feito o lançamento da duplicação da BR-277 entre Irati e Palmeira. A construção será feita pela concessionária Via Araucária em dois trechos simultâneos no início da cada uma das duas cidades.
A concessionária deu início às mobilizações após a emissão da licença de instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT), que autoriza o início das atividades. Nesta primeira fase, as equipes preparam o terreno para as novas pistas com corte de vegetação, drenagem e terraplenagem.
Na primeira etapa, serão 27,5 quilômetros de duplicações. O primeiro segmento contempla 10,4 quilômetros de duplicação no trecho de Palmeira, entre o km 164 e km 175. As intervenções incluem uma faixa adicional antes da praça de pedágio de Porto Amazonas, uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e duas interseções em desnível antes e depois da praça de pedágio.
O segundo trecho, com 17,1 quilômetros, se estende do km 249 ao km 266. Estão previstas vias marginais, um viaduto de acesso e retorno, além de interseções em desnível antes e depois da praça de pedágio.
Atualmente, os dois trechos operam em pista simples. Com a duplicação, a segurança viária será significativamente ampliada, com redução da gravidade de acidentes e aumento na fluidez do tráfego. Além disso, a ampliação da BR-277 é estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial, conectando a tríplice fronteira ao Porto de Paraná com infraestrutura adequada.
Atento News, com informações da AEN-PR.