Papai Noel desce de rapel em cuia gigante de 23 metros em São Mateus do Sul

A tradição completa oito anos e já faz parte do calendário natalino da cidade, reforçando o título de São Mateus do Sul como a “Capital da Erva-Mate”.
Fotos: Yasmin Aparecida Maciel de Lima e Jacob Jonson / via g1

Em São Mateus, no sul do estado, já é tradição: um Papai Noel desce de rapel por uma cuia gigante de chimarrão, que tem 23 metros de altura e que é um dos principais cartões-postais do município. A cerimônia especial foi realizada no último dia 10.

A história foi divulgada em reportagem publicada pelo g1.

Segundo o portal, a cuia monumental, construída em 1968 como reservatório de água, representa a forte ligação da cidade com a produção de erva-mate. Antes de iniciar a descida, o Papai Noel ainda toma um chimarrão no topo da estrutura. Já durante o rapel, crianças e adultos acompanham a cena e recebem doces jogados por ele.

Quem realiza a descida é Juliano França, de 44 anos, profissional especializado em trabalhos em altura. Ele tem experiência em plataformas de petróleo, obras e serviços em diversas regiões do país, e participa da ação como voluntário.

A ideia do rapel surgiu em 2017, em uma parceria entre prefeitura, CDL, ACIASMS e comércio local, inspirada na descida de rapel da Catedral de Pedra, em Canela (RS). Desde então, o evento ganhou identidade própria e passou a integrar o “Natal Ouro Verde”, homenagem à erva-mate, tanto que, em algumas edições, o Papai Noel até usa roupa verde.

Depois da descida, um segundo Papai Noel assume a programação oficial, recebendo a chave simbólica da cidade e tirando fotos com as famílias. A noite segue com a “Noite dos Noéis”, uma carreata com participação de grupos folclóricos, comércio local, clubes, entidades e moradores.

A tradição completa oito anos e já faz parte do calendário natalino da cidade, reforçando o título de São Mateus do Sul como a “Capital da Erva-Mate”.

Últimas atualizações