As chuvas registradas nas últimas horas em Guarapuava causaram transtornos em diferentes regiões da cidade e mobilizaram equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras nesta quinta-feira (29).
O volume de chuva chegou a cerca de 28 milímetros na área urbana e 40 milímetros na região da Colônia Vitória, além de rajadas de vento de até 34 km/h, ontem.
Segundo a Prefeitura, antes mesmo do temporal, equipes da Defesa Civil de Guarapuava já monitoravam pontos com histórico de alagamento. Com o início das ocorrências, os atendimentos foram feitos diretamente nos locais onde houve registro de água invadindo ruas ou residências.
No dia seguinte às chuvas, os trabalhos continuaram com o levantamento técnico dos pontos atingidos. A Prefeitura informou que o mapeamento está sendo encaminhado para a Secretaria de Obras de Guarapuava e a SURG, que atuam na retirada de resíduos.
Limpeza para evitar novos alagamentos

A retirada de entulhos já começou em vários pontos da cidade. O objetivo é evitar que móveis, restos de materiais e resíduos levados pela enxurrada voltem a entupir galerias pluviais e arroios, o que poderia causar novos alagamentos em caso de novas chuvas, afirmou o município.
As equipes também avaliam locais onde a água subiu rapidamente, inclusive em áreas que não costumam registrar alagamentos, para verificar a necessidade de intervenções ou manutenção.
Obras preventivas seguem em andamento
Além do atendimento emergencial, seguem em andamento obras de prevenção em bairros como Primavera e Vila Carli. Em alguns pontos, intervenções feitas anteriormente já reduziram a ocorrência de alagamentos. Outros locais seguem sendo avaliados para novas ações.
Balanço dos atendimentos
Até a tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil registrou:
- 23 atendimentos realizados
- 6 entregas de telhas a famílias afetadas
- 2 pedidos de caçamba para retirada de entulhos
- 2 muros danificados
- 11 pontos de alagamento ou inundação
Atento News, com informações da Prefeitura de Guarapuava.