A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (27), uma campanha especial de coleta de exame preventivo no Centro de Saúde da Mulher. O atendimento será realizado das 8h às 16h30, com foco em mulheres de 25 a 64 anos, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.
A iniciativa busca ampliar o acesso ao exame, especialmente para aquelas mulheres que não conseguem realizar o procedimento durante a semana. A expectativa é aumentar a adesão ao preventivo, um dos principais aliados na identificação precoce de alterações celulares que podem evoluir para doenças mais graves. De acordo com a enfermeira do Centro de Saúde da Mulher , Cristiane Kuster, o exame é uma ferramenta fundamental para a saúde feminina. “Nós estaremos o dia todo aqui na Clínica da Mulher atendendo toda mulherada. Mesmo com o frio, não deixe de cuidar da sua saúde. O melhor gesto de amor com você mesma é se cuidar”, destacou.
Cristiane explica que o exame preventivo permite identificar precocemente alterações nas células do colo do útero, possibilitando acompanhamento e tratamento mais rápidos quando necessário. “No exame preventivo, a gente busca identificar células diferentes ali no colo do útero. Quando aparecem essas diferenças celulares, conseguimos agendar com mais rapidez aqui na Clínica da Mulher um acompanhamento de perto. Quanto antes essa mulher faz o exame e cuida da sua saúde, melhor vai ser. Se essas alterações forem identificadas precocemente, a gente consegue tratar e cuidar muito melhor dessa mulher”, explicou a enfermeira.
A Secretaria de Saúde reforça o convite para que as mulheres aproveitem a oportunidade e coloquem os cuidados com a saúde em dia. O exame é rápido, gratuito e pode fazer toda a diferença na prevenção e no tratamento precoce de doenças.
Fonte: Prefeitura de Guarapuava