Dois professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão no Japão participando de um programa de mobilidade acadêmica na Kyoto Prefectural University (KPU). Com apoio da Fundação Araucária, Eduardo Yuji Yamamoto e Jackson Kawakami permanecem no país até o fim de setembro desenvolvendo pesquisas em áreas distintas.
O professor Eduardo Yamamoto, do Departamento de Comunicação Social, pesquisa a relação entre as Teorias da Comunicação e a tradição filosófica japonesa, com foco em pensadores da Escola de Kyoto. Ele também tem participado de atividades culturais e ministrou uma aula sobre cinema brasileiro para os estudantes japoneses.
Já o professor Jackson Kawakami, do Departamento de Agronomia, analisa a microbiota de solos de cultivo convencional e orgânico, comparando dados coletados no Brasil com apoio de especialistas japoneses e infraestrutura da universidade.
A iniciativa fortalece a presença da Unicentro no cenário acadêmico global e amplia a troca de experiências entre Brasil e Japão.