A atleta olímpica Tatiane Raquel da Silva, de 35 anos, conversou com o Atento News nesta quarta-feira (29) e contou sobre sua trajetória marcada por superação, fé e resistência.
Natural de Londrina e moradora de Guarapuava há 14 anos, Tatiane começou no atletismo aos 13, em uma peneira na escola, e desde então construiu uma carreira que a levou aos Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Mundiais, somando mais de 20 títulos nacionais e internacionais.
Assista a entrevista na íntegra:
“Pensei em desistir várias vezes. Quando vim morar aqui, queria estudar e parar com o atletismo porque não tinha condições. A pista não era adequada, eu não tinha os obstáculos (barreiras que os atletas precisam pular ou transpor durante uma corrida). Foi muito difícil. Mas com dedicação e resiliência, consegui superar tudo isso”, contou.
A atleta, que treina sozinha em Guarapuava, sem treinador fixo, destaca que a cidade foi essencial para o seu crescimento pessoal e profissional.
“Guarapuava me deu oportunidade. Mesmo sem estrutura ideal, foi aqui que encontrei apoio e patrocínios que me fizeram acreditar que eu podia chegar”, afirmou.
Com duas participações olímpicas, Tatiane também falou sobre a importância do apoio da família, do marido e da filha:
“É um esporte individual, mas a gente não chega sozinho. Eu precisei da minha família e dos patrocinadores. Por trás de mim, tem mais de vinte pessoas que trabalham comigo todos os dias.”
Emocionada, Tatiane falou sobre o sonho de disputar mais uma Olimpíada, em Los Angeles, e sobre o papel das mulheres no esporte:
“Não deixe que ninguém limite seus sonhos. Eu fui atrás do meu e conquistei. O esporte me deu o mundo.”