Abrasel emite nota de repúdio após divulgação de informações falsas sobre participação de feirantes no Natal de Guarapuava

Documento critica ataques e acusações infundadas; Prefeitura informa que reunião com feirantes e ambulantes será realizada neste sábado (29).
Parque do Lago com parte das decorações de Natal - Foto: William Batista/ Atento News

A Prefeitura de Guarapuava divulgou, na tarde desta sexta-feira (28), que a Abrasel Regional Centro-Sul do Paraná emitiu uma nota pública de repúdio após a circulação de mensagens e acusações que apontavam, de forma equivocada, que a Secretaria de Turismo e Eventos teria restringido a participação de feirantes, ambulantes e vendedores nas festividades natalinas deste ano.

Segundo a entidade, as publicações geraram ataques infundados, distorções e desinformação, afetando diretamente a imagem dos envolvidos e prejudicando o ambiente social e econômico do município. A Abrasel reforça que a convivência democrática exige responsabilidade e respeito no debate público.

A Prefeitura também informou que haverá uma reunião importante neste sábado (29), na Secretaria de Agricultura, com todos os feirantes, ambulantes e vendedores, para alinhamento de informações e esclarecimentos.

A seguir, a nota divulgada pela Abrasel, na íntegra:

OFÍCIO DE REPÚDIO Nº 001/2025

Guarapuava, 28 de novembro de 2025.

À SECRETARIA DE TURISMO DE GUARAPUAVA (PR)
A/C ROSÂNGELA VIRMOND
Assunto: Manifestação de repúdio a atos de difamação contra poderes público e privado

A ABRASEL REGIONAL CENTRO SUL DO PARANÁ, por meio deste ofício, vem manifestar veemente repúdio a quaisquer atos, declarações, publicações, manifestações ou comportamentos que visem difamar, desacreditar, atacar a honra, promover discurso de ódio ou desinformação direcionados a poderes públicos ou instituições privadas, seus representantes, colaboradores e parceiros.

Reiteramos que a convivência democrática e institucional exige respeito, responsabilidade e compromisso ético na construção do diálogo público. A disseminação de ataques infundados, falsas acusações ou distorções de fatos compromete não apenas a reputação das organizações envolvidas, mas também o ambiente social, econômico e comunitário que depende da confiança entre as instituições e a população.

Destacamos que críticas construtivas e debate transparente são pilares essenciais da democracia. No entanto, tais práticas não podem ser confundidas com atitudes que promovam desinformação, incitação à discórdia ou danos à imagem de entidades públicas ou privadas que desempenham papel fundamental na sociedade.

Dessa forma, registramos nossa posição firme em favor da responsabilidade comunicacional, da ética institucional e da civilidade no debate público, ao mesmo tempo em que solicitamos que as ações pertinentes sejam adotadas por essa respeitável instituição no sentido de coibir, investigar ou responder às práticas de difamação que venham a comprometer o bom funcionamento das instituições e o respeito mútuo em nossa comunidade.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reafirmamos nosso compromisso com a integridade, o diálogo democrático e a cooperação institucional.

Atenciosamente,
JOÃO ROGÉRIO PAIVA DAL SANTO
PRESIDENTE ABRASEL CSPR

Atento News, com informações da Prefeitura de Guarapuava.

Últimas atualizações