A Polícia Civil do Paraná divulgou novos desdobramentos sobre o caso do médico Rudinei Xavier de Gusmão, de 58 anos, preso repetidas vezes por violência doméstica em Laranjeiras do Sul. Segundo o delegado Denival Barboza Liandro, responsável pela investigação, o suspeito descumpriu medidas protetivas mais de uma vez, enviou novas ameaças à vítima e aparece em vídeo agredindo a própria esposa no dia 3 de dezembro. A vítima autorizou a divulgação dos prints das mensagens.
O caso começou em Palmital, quando Rudinei, acompanhado de outra mulher, agrediu a esposa fisicamente. Ele fugiu antes da chegada da polícia, mas a vítima registrou boletim de ocorrência e pediu medidas protetivas, que foram concedidas pelo Judiciário.
No dia seguinte, 4 de dezembro, a vítima voltou a pedir ajuda após receber novas mensagens com tom de ameaça. Ela também relatou que Rudinei estava parado em frente à casa dela, o que motivou a primeira prisão em flagrante. Na ocasião, ele pagou fiança de cerca de R$ 23 mil e foi liberado, sendo informado formalmente sobre a proibição de contato e aproximação.
Mesmo assim, no dia 9 de dezembro, Rudinei retornou à residência da vítima e enviou novas mensagens insistindo para entrar. Em um dos trechos divulgados pela Polícia Civil, ele afirma:
“Se você não abrir, eu vou arrombar. Você me conhece.”
As mensagens incluem ligações apagadas, tentativas de contato e repetidas exigências para que a porta fosse aberta.
A equipe policial voltou ao local e realizou outra prisão em flagrante, desta vez pelo crime de descumprimento de medida protetiva, que não permite pagamento de fiança. Ainda na delegacia, Rudinei voltou a mandar mensagens para a esposa, o que reforçou as violações.
O delegado afirmou que este já é o terceiro procedimento envolvendo o suspeito em menos de uma semana, todos ligados a violência doméstica. Ele também confirmou que o médico possui outros boletins de ocorrência por agressões contra mulheres, incluindo a própria filha, também médica, que tem medida protetiva contra ele.

Vídeo mostra agressões
Um vídeo de câmera de segurança, também divulgado pela polícia, mostra Rudinei agredindo a esposa na noite do dia 3. A vítima aparece acompanhada de uma amiga, que tenta separar a briga. Rudinei surge ao lado de outra mulher, que também ataca a vítima.
Segundo o delegado, essa mulher seria amante do médico e estava com ele momentos antes da agressão. Ela também é investigada.
Quem é Rudinei Xavier de Gusmão
Rudinei tem 58 anos, é natural de Itajubá (MG) e atua no Paraná como médico especialista em Medicina de Família e Comunidade. Em 2024, foi candidato a vice-prefeito de Nova Laranjeiras pelo PSB, mas não se elegeu.
O partido informou que, diante da gravidade das denúncias, suspendeu preventivamente sua filiação e pode expulsá-lo caso as agressões sejam confirmadas.
Rudinei segue preso e está à disposição da Justiça.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa dele. O espaço segue aberto para manifestações.