Dentro de uma casa em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a polícia encontrou 50 cães da raça spitz alemão viviam em situação de maus-tratos, presos em ambientes sujos, sem higiene e sem os cuidados básicos.
A ação aconteceu ontem (27) e foi realizada pela Polícia Civil do Paraná, em conjunto com a Polícia Científica. A responsável pelos animais, que atuava como criadora clandestina, foi presa em flagrante.
A investigação começou depois que denúncias anônimas chegaram pelo Disque-Denúncia 181. As informações apontavam que havia cães sendo mantidos em gaiolas e em condições inadequadas dentro da residência. Com base nisso, a polícia pediu autorização à Justiça para fazer buscas no local.
Quando as equipes entraram na casa, encontraram os animais vivendo em meio a fezes e urina, em espaços fechados, com pouca luz e quase nenhuma ventilação. Além disso, alimentos e medicamentos estavam guardados de forma inadequada.
A Polícia Científica fez a perícia nos ambientes usados como canil, incluindo áreas de reprodução e de filhotes. Segundo os peritos, tudo estava em condições precárias e insalubres.
De acordo com a polícia, a situação encontrada caracteriza o crime de maus-tratos contra animais. A mulher responsável foi autuada em flagrante e pode pegar de dois a cinco anos de prisão, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais.
Depois da operação, todos os cães foram identificados e recolhidos pela ONG SOS 4 Patas, que agora ficará responsável pelos cuidados e pelo encaminhamento dos animais para adoção.
Como denunciar
A Polícia Civil reforça que a população pode e deve denunciar casos de maus-tratos contra animais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia). Também é possível registrar ocorrências pela Delegacia Virtual de Proteção Animal.