Atento News, com informações da Agência Gov
O Ministério da Saúde começou nesta sexta-feira (15) a oferecer no SUS o teste de biologia molecular DNA-HPV, capaz de identificar o papilomavírus humano antes mesmo do aparecimento de lesões ou câncer. Inicialmente, a tecnologia 100% nacional será implantada em 12 estados e no Distrito Federal.
O exame detecta 14 tipos do HPV, principal causa do câncer de colo do útero, que registra mais de 17 mil novos casos por ano no Brasil. Com maior sensibilidade, o teste permitirá intervalos de até cinco anos entre coletas quando o resultado for negativo, além de reduzir exames e intervenções desnecessárias.
Produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, o teste substitui o Papanicolau como rastreamento inicial — que passará a ser feito apenas para confirmação de casos positivos. Mulheres de 25 a 64 anos poderão fazer o exame nas Unidades Básicas de Saúde.
A meta é alcançar todo o país até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 7 milhões de mulheres por ano. O Ministério também prevê a possibilidade de autocoleta para populações com dificuldade de acesso aos serviços de saúde.