O Paraná será pioneiro na América do Sul na implantação do Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia inovadora que une a eficiência de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao custo reduzido do BRT. O veículo elétrico, guiado no asfalto por sensores e indução magnética, fará a ligação entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Fabricado pela CRRC Nanjing Puzhen, da China, o BUD tem 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros e velocidade de até 70 km/h. A linha terá cerca de 10 quilômetros de extensão, saindo do Terminal de Pinhais até o Terminal São Roque, em Piraquara.

A fase de testes começa em novembro, com investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado para adaptação da infraestrutura, como instalação de sensores magnéticos e adequações nos terminais. O valor da passagem será o mesmo do transporte coletivo tradicional: R$ 5,50.
O veículo é 100% elétrico, possui ar-condicionado, rastreamento automático, proteção eletrônica ativa e pode ter autonomia de até 40 quilômetros por carga completa. Além disso, está preparado para operar futuramente com hidrogênio.
Com a chegada do BUD, o Paraná se torna referência na região, repetindo experiências bem-sucedidas já em uso no México, China e em implantação na Austrália.
Informações da AEN-PR