Piracema começa em novembro e Polícia Ambiental reforça fiscalização no Paraná

Período de reprodução dos peixes vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2026; pesca irregular pode gerar multa e prisão.
Foto: Polícia Ambiental/ Divulgação

O período da piracema começa neste sábado (1º) em todo o Paraná, e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental vai reforçar as fiscalizações nos rios e lagos do Estado. A restrição segue até 28 de fevereiro de 2026, período em que os peixes de água doce se reproduzem.

Durante o defeso, a pesca está proibida em todos os rios e para qualquer espécie. Em lagos e represas, só é proibida para peixes nativos, como lambari, bagre, traíra, cascudo, dourado e pintado. Já as espécies exóticas, como tilápia, tucunaré, corvina e bagre-africano, podem ser pescadas apenas em lagos, seguindo as regras ambientais.

Quem for flagrado pescando de forma irregular pode responder criminalmente, com multa, apreensão de equipamentos e até prisão em flagrante.

A Polícia Ambiental também lembra que o uso de redes, tarrafas, espinhéis, covos e boias-loucas é proibido e configura infração ambiental.

A corporação reforça que a participação da população é essencial: denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 (Disque Denúncia).

Últimas atualizações