A Operação Sinergia foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (7) em Guarapuava, com a presença do Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. A ação faz parte do programa Missão Paraná III e integra as forças de segurança do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica, em uma atuação conjunta de combate à criminalidade em toda a região.
O delegado-chefe da 14ª Subdivisão Policial, Alysson Souza, explicou que a operação começou ainda na segunda-feira (3), com ações concentradas na Vila Concórdia.
“A Operação Sinergia começou na segunda-feira. Nós tivemos aquela operação na Vila Concórdia e que, no caso, foram cumprimentos de mandados de busca visando localização de drogas e produtos ilícitos oriundos de furtos e roubos e também questões ambientais que no final resultou num grande sucesso na operação. Essa operação de hoje é igual a de quarta. É uma operação de presença da polícia nas ruas, numa operação de prevenção e ostensividade, mostrando todas as forças policiais que compõem a segurança pública do Estado do Paraná.”
O comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jackson Busnelo, destacou o balanço da primeira semana de ações.
“Na prática, é a integração entre as forças de segurança, né? Eu acho que o próprio nome da operação já diz: essa energia. Todos trabalhando em prol de um só objetivo, que é a prevenção e a segurança da comunidade. Nesse período aí de uma semana desde a segunda-feira, foram milhares de abordagens policiais, apreensões de drogas, armas, pessoas presas em flagrante, outras por cumprimento de mandado de prisão. Então são resultados importantes que dão exatamente aquilo que a população precisa, né? A segurança para todos.”
De acordo com a Polícia Militar, a Operação Sinergia tem como foco fortalecer o policiamento ostensivo, ampliar a prevenção de crimes e intensificar o combate à criminalidade. A ação envolve 86 agentes entre policiais militares, civis e penais, com operações simultâneas em 14 municípios da área do 16º Batalhão, incluindo Guarapuava, Pinhão, Candói, Foz do Jordão, Turvo, Pitanga, Manoel Ribas, Nova Tebas e Santa Maria do Oeste, além de cidades como Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Tibagi.
Por William Batista