Secretário das Cidades do PR aciona Polícia Civil para investigar arrecadações falsas em meio à reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu; assista

Secretário alerta para golpes envolvendo doações e reforça que contribuições devem ser feitas somente pelos canais oficiais.
Ilustrativa - Foto: Reprodução/ Atento News - William Batista

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, acionou nesta quinta-feira (13) a Polícia Civil do Paraná para investigar supostas vaquinhas e campanhas irregulares criadas após os tornados que devastaram 90% de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado.

Segundo ele, golpistas têm usado a tragédia para tentar arrecadar dinheiro de forma indevida, sem que os valores cheguem às famílias atingidas.

“Infelizmente, nesse momento de dor e reconstrução, ainda temos aproveitadores que fazem vaquinhas e o dinheiro não chega na ponta. Isso é caso de polícia”, afirmou o secretário.

Guto Silva disse que será feito um pente-fino em todas as iniciativas que não estejam vinculadas ao poder público. Ele destacou que existem ações sérias e bem estruturadas, mas reforçou a necessidade de atenção da população para evitar golpes.

“Quem quiser doar deve usar os canais oficiais da prefeitura ou o Fundo de Calamidade do Estado. Depois, esses recursos terão prestação de contas”, reforçou.

Como doar de forma segura

As doações oficiais para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu devem ser feitas por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), pelos seguintes dados:

  • PIX – CNPJ: 52.807.487/0001-12
  • Agência: 3793-1
  • Conta corrente: 14.454-1
  • Nome da conta: Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap

A recomendação do Estado é que a população utilize exclusivamente esse canal, garantindo que os recursos sejam destinados corretamente às famílias que perderam tudo.

Atento News, com informações da Secid PR

Últimas atualizações