A Unicentro está na linha de frente do atendimento aos animais afetados pelo tornado que atingiu o Centro-Sul do Paraná na última sexta-feira (7). Os primeiros resgates chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), no campus Cedeteg, em Guarapuava.
Entre eles estão um gavião-carijó, que sofreu uma lesão grave na pata e está em tratamento na UTI veterinária, e três filhotes de tucano-de-bico-verde, que perderam o ninho com a força dos ventos. Todos recebem medicação, alimentação e acompanhamento de estudantes e residentes de Medicina Veterinária.

Segundo o professor Rodrigo Martins de Souza, a intensidade do tornado destruiu ninhos e tocas, deixando várias espécies sem chance de fuga.

Além da fauna silvestre, equipes da universidade também estão no Assentamento Nova Geração, em Guarapuava, fazendo curativos, vacinação e distribuindo ração para bovinos, equinos, ovinos e suínos atingidos. A Clínica Escola funciona como ponto de arrecadação de ração.
O Cetras é referência da Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad), que já atendeu mais de 2.300 animais desde o fenômeno. A Unicentro também segue arrecadando colchões, cobertores e materiais de limpeza para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu.
Atento News, com informações da AEN-PR