O Simepar destacou na noite de ontem (1º) que o deslocamento de uma área de baixa pressão manteve o tempo instável em praticamente todo o Paraná. Enquanto no Leste, Campos Gerais e Norte Pioneiro a chuva foi mais localizada, outras regiões registraram tempestades fortes, com grande volume de água, rajadas de vento e até risco de granizo.
Segundo o sistema meteorológico, a combinação de umidade e calor ajudou a intensificar os temporais durante a tarde. As instabilidades continuaram avançando durante a noite, especialmente sobre a região de Cascavel, com deslocamento para áreas do Centro e Norte do estado.
Entre os maiores acumulados registrados até 21h45, o destaque do Simepar foi para Guaíra, que chegou a 72,6 mm, sendo 44 mm em apenas 30 minutos, volume considerado muito alto para um curto intervalo.
Cidades da região de Guarapuava também tiveram chuva forte
Quatro municípios próximos a Guarapuava apareceram na lista de acumulados acima de 20 mm:
- Candói: 23,2 mm
- Pinhão: 23,6 mm
- Laranjeiras do Sul: 33,2 mm
- General Carneiro: 20 mm
Previsão
Para esta terça-feira (2), o Simepar explica que o Paraná ainda deve ter condições para tempestades. O escoamento de umidade que vem da região amazônica até o Sul do Brasil, somado a uma área de baixa pressão que se desloca sobre o estado em direção ao oceano, mantém os índices de instabilidade elevados.
Segundo o órgão, há possibilidade de tempestades com raios, rajadas de vento e até queda de granizo principalmente nas regiões centro, norte e leste. No oeste e no sul, a chuva começa a perder força no decorrer do dia, e o sol volta a aparecer no período da tarde.
Para quarta-feira (3), a tendência é de diminuição das ocorrências de chuva. O Simepar prevê apenas pancadas isoladas, distribuídas de forma irregular, especialmente no Leste e no Norte do Paraná.
Os dados consolidados de chuva registrados nesta segunda-feira serão divulgados na manhã desta terça-feira, após as 8h.