Richard Lopes Ruan de Lara, de 9 anos, iniciou na manhã desta segunda-feira (8) a primeira cirurgia no Hospital Universitário Mackenzie, em Curitiba. Segundo a família, o menino chegou à unidade por volta das 19h de ontem (7), após ser transferido. Ele deve passar por duas a três cirurgias ao longo da semana, devido às queimaduras provocadas pelo arrastamento no momento do atropelamento.
O Atento News apurou que Richard sofreu ferimentos associados a queimaduras em cerca de 30% do corpo, mas não teve fraturas nem lesões internas. A família acompanha o caso no hospital e relatou que, às 10h19 desta segunda-feira, ele já havia sido levado ao centro cirúrgico.
Suspeito permanece preso e deve responder por três crimes, diz Polícia Civil
A Polícia Civil informou, na manhã desta segunda-feira (8), que o suspeito do atropelamento segue preso e que os procedimentos legais estão em andamento. Ele deve responder pelos crimes de:
- Afastar-se do local do acidente para fugir da responsabilidade penal ou civil
- Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor
- Deixar de prestar socorro em acidente com vítima
O homem foi detido ainda durante a madrugada de domingo (7), horas após o atropelamento. Ele apresentava sinais de embriaguez, segundo a Polícia Militar.
Como foi o atendimento na UPA e a transferência
Richard permaneceu na UPA do Batel desde o momento do atendimento no sábado até a noite de domingo. A família pediu que ele fosse transferido o quanto antes para um hospital especializado, devido à gravidade das queimaduras.
O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, explicou no domingo que a transferência dependia da abertura de vaga pela Central de Leitos do Estado. No início da tarde, a Prefeitura confirmou a liberação da vaga e informou que a transferência ocorreria por transporte aeromédico, o que se confirmou mais tarde.
O que diz a nota oficial da Prefeitura
Em comunicado divulgado na tarde de domingo (7), a Prefeitura afirmou que:
- Todas as medidas de urgência cabíveis ao município foram realizadas.
- O menino recebeu avaliação médica completa e curativos estéreis.
- Não houve fraturas ou lesões internas.
- As queimaduras graves foram causadas pelo arrastamento.
- A Central de Leitos abriu vaga em hospital especializado.
Relembre o caso
O atropelamento aconteceu por volta das 15h30 de sábado (6), na Rua Petrarca, no Jardim das Américas. Câmeras de segurança registraram o momento em que o Monza preto avança na direção do menino, que andava de bicicleta, o atinge e o arrasta pela via.
Testemunhas informaram que o motorista não parou após o impacto e fugiu sem prestar socorro.
Horas depois, o veículo foi encontrado abandonado na Avenida Professor Pedro Carli. O proprietário disse aos policiais que havia emprestado o carro ao suspeito, que estaria embriagado. Ele também não possui habilitação.
Na madrugada de domingo, por volta de 1h30, a PM localizou o homem no mesmo bairro. Ele apresentava sinais de embriaguez, tentou se esquivar da abordagem e foi algemado por segurança.