Bolsonaro tem até amanhã (22) à noite para explicar risco de fuga ao STF

Defesa nega descumprimento de medidas cautelares e afirma que apresentará resposta dentro do prazo estabelecido por Alexandre de Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) • Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até as 20h34 desta sexta-feira (22) para prestar esclarecimentos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre um possível risco de fuga e o suposto descumprimento de medidas cautelares.

A determinação foi dada na quarta-feira (20), após a Polícia Federal apresentar relatório no qual aponta que Bolsonaro tinha em mãos um documento com pedido de asilo político para a Argentina, endereçado ao presidente Javier Milei. No texto de 33 páginas, o ex-presidente alegava ser alvo de perseguição política.

Segundo Moraes, os elementos indicam que o documento poderia ser usado para permitir sua evasão do território nacional após a imposição das medidas restritivas. Bolsonaro cumpre hoje prisão domiciliar e está proibido de usar redes sociais e telefone, diretamente ou por meio de terceiros.

A defesa nega qualquer irregularidade e afirmou nesta quinta-feira (21) que vai esclarecer os fatos ao STF dentro do prazo. A decisão de Moraes também determina que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise a resposta da defesa em até 48 horas.

O relatório da PF ainda aponta indiciamento de Bolsonaro e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suspeita de tentar obstruir investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado.

As informações são da CNN Brasil

Últimas atualizações