A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, realizou hoje a culminância da 1ª etapa do Projeto Futuro em Pequenas Mãos, desenvolvido ao longo do ano letivo com as turmas da Educação Infantil das escolas e CMEIs. A iniciativa tem como objetivo trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma lúdica, prazerosa e informativa. A proposta fortalece o protagonismo infantil e o envolvimento das famílias, além de aproximar a comunidade escolar das metas globais de desenvolvimento sustentável.
A estudante Sophia Vieira, da Escola Municipal Hildegard Burjan, contou um pouco da experiência no projeto.“As pessoas têm que reciclar as tampinhas para trocar por fraldas para a gente. A importância de reciclar é para ganhar as fraldas. Com as garrafas eu peguei as tampinhas e, junto com minhas amigas, fiz jogos para acertar as cores delas. Com essa atividade eu aprendi que a gente tem que cuidar da natureza para os animais viverem nela.”

A mãe da aluna, Elaine Vieira, destacou como o projeto impactou a rotina da filha e da família. “A minha filha trouxe bastante tampinhas de garrafa pet para os trabalhinhos dela. Achei muito divertido, porque eles aprendem o valor que têm as tampinhas, os reciclados e até o óleo que faz o sabão. Em casa, ela sempre fala que precisa reciclar, guardar as tampinhas e fazer a doação. Nós moramos na chácara e ela tem a hortinha dela, que ela mesma cultiva.”
Durante a semana, de 01 a 05 de setembro, as crianças apresentaram nas unidades de ensino os trabalhos produzidos ao longo das sequências didáticas, com a presença dos pais e da comunidade escolar.

As próximas etapas do projeto também já estão definidas. No dia 24 de setembro, será realizada no Espaço Fiori uma mostra externa, com a apresentação de um projeto selecionado por cada escola e por cada CMEI. A escolha acontece por meio de votação, envolvendo visitas da equipe da Secretaria, da comunidade e das famílias, que participam registrando seus votos em urnas disponibilizadas nas unidades. Depois, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, acontecem as apresentações dos quatro projetos finalistas — dois de escolas e dois de CMEIs — durante a Jornada Educatech.

A professora Angelita Morais Ribeiro, do CMEI João Paulo II, também comentou sobre o trabalho desenvolvido com sua turma. “Em nossa unidade, nós estamos trabalhando as ODS. A nossa turma, especificamente, trabalhou a ODS 15. Focamos principalmente nos bovinos, que despertaram maior interesse nas crianças. Abordamos desde o alimento que a vaca utiliza, o local onde vive e o habitat, até todos os recursos que esse animal gera para os seres humanos, como a carne, o couro e os derivados do leite. As crianças também puderam vivenciar, na prática, a retirada do leite. Foi um trabalho bastante empolgante para elas. Além disso, trabalhamos o auroque, considerado o ancestral da vaca, dentro de um dos nossos projetos. Eles adoraram e participaram muito. Foi uma experiência de grande aprendizado para todos.”
Fonte: Prefeitura de Guarapuava