Inverno em Guarapuava teve temperaturas negativas, geadas e longos períodos de frio em 2025; estação termina na segunda-feira

Município registrou mínimas de até -2,9°C e quatro dias seguidos de temperaturas abaixo de 0°C no distrito de Entre Rios.
Foto: Arquivo/ Atento News

O inverno de 2025 em Guarapuava foi marcado por temperaturas negativas, geadas e longos períodos de frio, segundo dados do Simepar e do Inmet. O período, que começou em 20 de junho e se encerra nesta segunda-feira (22), teve temperaturas dentro ou abaixo da média histórica em todo o estado.

Em Guarapuava, a menor temperatura registrada foi de -2,9°C em 25 de junho. No distrito de Entre Rios, os termômetros marcaram -2,8°C em 24 de junho, -1,9°C em 25 de junho, -0,3°C em 9 de agosto e -1,1°C em 10 de agosto. Foram, portanto, quatro registros de mínimas negativas na região de Entre Rios, com ocorrência de geada em todas essas datas.

Na sede do município, além da mínima de -2,9°C em 25 de junho, houve também -2,0°C em 24 de junho. O frio intenso coincidiu com a onda mais rigorosa do inverno, quando o Paraná registrou temperaturas negativas em 26 cidades.

Outro destaque foi a duração do frio em julho: em Curitiba, o Simepar registrou 83 horas consecutivas com temperaturas abaixo de 10°C; em Guarapuava, o período também foi de várias madrugadas geladas, embora com tardes mais amenas.

No Paraná, a menor temperatura foi de -7,8°C em General Carneiro, em 25 de junho. Já a maior do inverno foi em Loanda, no Noroeste, com 37°C em setembro.

Além das baixas temperaturas, o inverno também trouxe irregularidade nas chuvas. Em alguns municípios do Oeste e Sudoeste, como São Miguel do Iguaçu, Capanema e Cruzeiro do Iguaçu, o acumulado de junho ultrapassou em mais de 200 mm a média histórica. Já em cidades da região Central, como Telêmaco Borba, os meses de julho e agosto ficaram muito abaixo da média, com registros de apenas 4 mm de chuva em agosto — o menor volume em 25 anos.

Em Guarapuava, os acumulados ficaram próximos da média, mas com concentração de chuvas em poucos dias, intercalando períodos longos de tempo seco e de temperaturas muito baixas ao amanhecer.

Com informações da AEN

Últimas atualizações