O forte temporal de ontem e da madrugada desta segunda-feira, causou estragos em várias cidades e afetou o abastecimento de água em quase 50 municípios atendidos pela Sanepar. O principal motivo foi a queda de energia elétrica, que comprometeu o funcionamento de estações e sistemas de captação.
Na região central do estado, a situação mais crítica é em Laranjeiras do Sul, onde será necessário trocar o transformador da estação de tratamento de água. Também há falta de eletricidade em Manoel Ribas, Palmital, no distrito de Palmeirinha em Guarapuava, Ortigueira, Ventania, Imbaú, Reserva, Foz do Jordão, Pitanga e Santa Maria do Oeste.
Outras regiões
No Nordeste, os municípios mais atingidos são Santo Antônio da Platina, Carlópolis, São José da Boa Vista e Guapirama.
No Norte, cidades como Santo Inácio, Guaraci e Ourizona enfrentam problemas no sistema elétrico e no bombeamento de água.
Já no Noroeste, o abastecimento está comprometido em cidades como Paranavaí, Ubiratã, Umuarama, Alto Piquiri, Altônia, Francisco Alves, Cafezal do Sul e Iporã, incluindo diversos distritos.
No Sudoeste, o temporal atingiu fortemente Dois Vizinhos, Corbélia, Lindoeste, Iracema do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Chopinzinho e Bom Sucesso do Sul, entre outros municípios. Em Toledo e Guaíra, alguns bairros também podem sofrer desabastecimento.
Ações e recomendações
Equipes da Copel trabalham para restabelecer a energia, enquanto a Sanepar atua para retomar a produção e normalizar o sistema o quanto antes. A companhia orienta que a população priorize o uso da água para alimentação e higiene, ajudando na recuperação mais rápida do fornecimento.
Alerta de temporal
Segundo o Inmet, 324 das 399 cidades do Paraná seguem em alerta para novos temporais, com possibilidade de ventos entre 60 km/h e 100 km/h. O Simepar explica que a instabilidade foi provocada pela passagem de uma frente fria, que avançou pelo estado no domingo (21), intensificando os ventos e as chuvas.