A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta para os riscos da intoxicação por metanol, após a confirmação de mortes e casos graves em São Paulo ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até agora, não há registros de situações semelhantes no Paraná em 2025, mas o alerta foi enviado às Regionais de Saúde para intensificar o monitoramento.
De acordo com a Sesa, a ingestão de metanol é extremamente perigosa e pode causar desde náuseas, vômitos e tontura até cegueira permanente ou morte. Em caso de qualquer suspeita, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde. “Logo que se tenha ou sinta algo que possa parecer uma intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, procure o serviço de saúde que eles vão conseguir orientar e, se necessário, acionar o CIATOx”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Assista:
O Paraná conta com quatro unidades do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOx), que dão suporte aos profissionais de saúde de todo o Estado. O governo também informou que estuda a compra de ampolas do antídoto contra intoxicação por metanol.
A Vigilância Sanitária reforça que a população deve redobrar os cuidados ao consumir bebidas alcoólicas. Entre as recomendações estão comprar apenas em estabelecimentos confiáveis, verificar o lacre, conferir o selo fiscal, observar a embalagem e desconfiar de preços muito baixos. Estabelecimentos que comercializam bebidas também precisam exigir nota fiscal de fornecedores, garantindo a procedência do produto.
Com informações são da AEN