Praça de pedágio volta a funcionar em Laranjeiras do Sul após protesto pacífico de produtores de leite na BR-277; ato cobrou aumento no preço pago ao produtor

Manifestantes deixaram o local no início da tarde, e o trânsito foi totalmente liberado após acompanhamento da PRF, Polícia Civil e Polícia Militar.
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Produtores de leite realizaram na manhã desta quarta-feira (5) uma manifestação pacífica na praça de pedágio da BR-277, no quilômetro 464, em Laranjeiras do Sul. O grupo exibiu cartazes com frases como “ou levanta o preço do leite ou o bicho pega” e “respeite o produtor de leite! Preço justo já!”.

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pelo trecho, informou ao Atento News, que as cancelas foram fechadas durante o ato para garantir a segurança de usuários e colaboradores. O tráfego foi desviado por vias auxiliares e, às 15h27, a concessionária informou que a praça voltou a funcionar normalmente.

A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar acompanharam a mobilização, que ocorreu sem registro de incidentes.

Manifestação da FAEP sobre o preço do leite

Na última sexta-feira (31), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) divulgou nota alertando para a crise enfrentada pelos produtores. Segundo a entidade, o valor pago pelo leite, em muitos casos abaixo de R$ 2 por litro, não cobre os custos de produção, estimados em R$ 2,62. A FAEP também atribui a queda de preços ao aumento das importações de leite em pó e queijos, especialmente dos países do Mercosul.

A federação reforça que o cenário atual compromete a sustentabilidade da atividade e pede medidas urgentes para equilibrar o setor. “O produtor de leite paranaense tem demonstrado enorme resiliência diante das dificuldades, mas a situação atual é insustentável”, afirmou o presidente interino da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Por William Batista, Atento News.

Últimas atualizações