Júlio Luchmann, fitoterapeuta famoso nas redes sociais, revela ao Atento News suas origens e como cria os vídeos que conquistaram milhões de seguidores

Em entrevista exclusiva ao Atento News, o fitoterapeuta e neurocientista catarinense falou sobre sua trajetória, o início nas redes durante a pandemia e o sucesso dos vídeos simples que viralizaram falando de saúde natural.

Muito provavelmente você já se deparou com um vídeo do Dr. Júlio nas redes sociais. Seja explicando sobre plantas medicinais, falando de hábitos saudáveis ou mostrando curiosidades da natureza, ele virou um fenômeno digital com milhões de visualizações e um estilo de comunicação direto e descomplicado.

Em entrevista exclusiva ao Atento News, o fitoterapeuta clínico, neurocientista e doutorando em Naturopatia, Júlio Luchmann, contou ao jornalista William Batista como tudo começou.

“Quando a gente estava na época da pandemia, alguns pacientes me cobravam e queriam continuar ouvindo os conselhos. Queriam que eu gravasse alguns vídeos para passar para parentes e amigos, e a coisa foi tomando uma repercussão que chega a um ponto que a gente não controla mais”, contou.

“Hoje estou aí com oito milhões de seguidores. Então é gente pra caramba, mais de duzentos milhões de visualizações por mês.”

Natural de Frei Rogério, uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, Dr. Júlio começou a trajetória profissional longe da área da saúde.

“Eu fui estudar filosofia, história, sociologia e depois é que eu fui para a área da saúde por uma necessidade. Quando eu perdi um dedo da minha mão, passei por uma crise emocional bastante intensa e comecei a estudar pra entender o que estava acontecendo comigo.”

Com o tempo, o interesse pela fitoterapia, o uso de plantas medicinais, se tornou o centro da sua atuação.

“Quando eu comecei na área de nutrição e passei pela disciplina de fitoterapia, falei: opa, aqui tem um filão de mercado interessante e que me permite chegar a muitas pessoas levando o conhecimento, levando saúde de uma forma mais natural.”

Atualmente, Júlio é doutorando em Naturopatia com ênfase em fitoterapia e também atua com aromaterapia.

“Eu gosto de trabalhar com a planta in natura. A própria rede social já começa a buscar um pouco mais. Estamos num momento em que as pessoas estão olhando para essa linha de saúde mais natural.”

Conteúdo espontâneo e sucesso orgânico

Sem roteiro, sem edição e com autenticidade, os vídeos de Dr. Júlio nasceram da rotina e do olhar atento ao que está ao redor.

“Eu não sigo roteiro. As minhas publicações são muito do dia a dia, realmente aquilo que eu tô passando na rua. Às vezes eu passo na frente de uma árvore que eu sei que é tóxica, paro o carro e faço um vídeo.”

Mesmo com uma equipe que auxilia em outras plataformas, ele garante que o conteúdo que viraliza é produzido por ele mesmo.

“Nos meus vídeos não tem edição. Sou eu que gravo. Até tenho uma equipe de marketing que faz outras coisas para o YouTube, mas nas redes sociais sou eu comigo mesmo.”

Com o alcance cada vez maior, o fitoterapeuta também leva a sério a responsabilidade sobre o que publica.

“No Brasil nós temos treze mil plantas medicinais. Não é possível que uma pessoa conheça tudo. Então, essas plantas novas, sim, é necessário parar, fazer uma pesquisa, consultar estudos científicos, ver se tem segurança, se não tem.”

Vida simples e raízes mantidas

O sucesso nas redes não mudou o estilo de vida do catarinense.

“Eu tenho uma vida simples, não simplória, mas simples. Os meus hábitos são simples, as coisas que eu possuo, desde carro, casa, tudo simples. Uma das coisas que eu busco muito é preservar as minhas raízes. E eu faço isso de verdade.”

Mesmo com números impressionantes, 8 milhões de seguidores e mais de 200 milhões de visualizações mensais, ele acredita que o segredo está na constância e na paciência.

“Eu fiz vídeos cinco anos seguidos com visualizações pequenas. Eu sei que eram da minha esposa ou da minha mãe. Então leva tempo pra gente construir. Mas quando a gente colhe, acontece numa velocidade que a gente nem espera.”

Um conselho para quem sonha com as redes

Dr. Júlio finaliza com uma mensagem para quem quer começar a produzir conteúdo digital.

“Se você disse sim pra tua missão, não volte atrás nem pra pegar impulso. Eu publico quatro vídeos por dia, todo santo dia, há três anos e meio. Às vezes a gente pensa que vai começar hoje e amanhã já vai estar no topo. Não funciona assim pra nada na vida.”

Últimas atualizações