Uma ação integrada envolvendo diferentes órgãos públicos realizou, em Guarapuava, a Operação Recomeço, com foco em pessoas em situação de rua. De acordo com a Polícia Militar, o trabalho foi feito de forma humanizada, com o objetivo de identificar cada caso, garantir direitos, realizar atendimentos necessários e encaminhar situações que envolvem segurança pública.
A operação aconteceu nesta sexta-feira (18) em pontos da cidade e reuniu Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto de Identificação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, SURG e Setran.
Ao todo, 31 pessoas foram abordadas. Dessas, 6 receberam orientações ou encaminhamento de saúde, 8 foram direcionadas para assistência social, acolhimento ou retorno familiar, 4 assinaram termo de ciência, 2 responderam termo circunstanciado, 10 receberam apenas orientações e um mandado de prisão foi cumprido.
Durante a ação, equipes do SUAS fizeram atendimento social, a Secretaria de Saúde participou com suporte técnico e os profissionais do CAPS estiveram à disposição. A Polícia Civil atuou na identificação e checagem documental, inclusive com análise de tornozeleiras eletrônicas em alguns casos.
Segundo a coordenação da operação, o objetivo foi oferecer suporte e oportunidades para pessoas em situação de rua que desejam retomar vínculos familiares, receber atendimento de saúde ou inserção em programas sociais, além de garantir a ordem pública quando necessário.