A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), um evento que reuniu associados, convidados e representantes do comércio para marcar dois momentos simbólicos para a entidade: o início das atividades de 2026 e a celebração dos 71 anos de fundação, completados no último sábado (17).
Além da celebração institucional, a manhã foi marcada pela entrega oficial dos prêmios da campanha de Natal 2025. Em entrevista ao Atento News, a presidente da Acig, Maria Inês Guiné, explicou que a proposta foi reunir os dois momentos em um único evento.
“Hoje nós fizemos um dois em um. Fizemos para reiniciar nossas atividades com os nossos eventos e também para fazer a entrega dos prêmios da nossa campanha de Natal”, explicou.
De acordo com Maria Inês, a campanha contemplou ao todo pelo menos 16 famílias. Foram entregues dez vale-compras no valor de mil reais cada, cinco iPhones 16 e um carro Chevrolet Spark 100% elétrico.
“São dez vale-compras de mil reais, cinco iPhones 16 e o carro Spark Chevrolet cem por cento elétrico. Então hoje nós vamos fazer, no mínimo, dezesseis famílias mais felizes para começar o ano de 2026”, afirmou.
A presidente também destacou a transparência de todo o processo de organização da campanha.
“Fico feliz com a nossa lisura, com a nossa transparência e com a forma como ela foi realizada, além do afinco das nossas equipes. A nossa instituição está entrando em um novo ciclo, que é o ciclo dos seus setenta e um anos. A gente tem muito o que celebrar neste ano e ao longo dos próximos”, afirmou.
Perspectivas para 2026
Ao comentar o cenário econômico e o ambiente de negócios, a Maria Inês reconheceu que o novo ano traz desafios adicionais para o setor produtivo e para as entidades representativas.
“Nós sabemos que estamos diante de um ano desafiador. Talvez 2025 já tenha sido desafiador, mas agora temos outros elementos ainda maiores”, avaliou.
Segundo ela, é justamente nesse contexto que o papel das instituições se torna ainda mais necessário.
“As instituições estão aí justamente para vencer esses desafios. A nossa Associação Comercial está aqui para ser um apoio aos nossos associados e à nossa comunidade como um todo”, reforçou.
Pautas estratégicas
Maria Inês também lembrou que a entidade pretende manter e ampliar a atuação em pautas estratégicas para o desenvolvimento regional, como a defesa de investimentos em infraestrutura, entre eles o aeroporto, a PR-170 e o projeto de hub logístico.
“Aquilo que ainda não está efetivado, nós vamos estar junto às autoridades competentes para que tudo possa ser concretizado, para o benefício de toda a comunidade regional. “A unidade das instituições foi um grande marco de 2025, e a gente quer ainda mais incrementar tudo isso em 2026”, concluiu.