Salto São Francisco terá gestão compartilhada entre Estado e Prefeitura de Guarapuava

Com 196 metros de altura, o Salto São Francisco ganha novo modelo de gestão para unir preservação e atração de visitantes.
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, um dos maiores patrimônios naturais do Paraná, terá agora uma gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarapuava. O termo de cooperação foi assinado ontem (2), durante Paraná Faz Ciência, promovido pela Unicentro.

Criado em 2010, o parque protege áreas de Mata Atlântica e abriga o Salto São Francisco, com 196 metros de altura — a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do País. Também fazem parte do conjunto o Salto dos Cavalheiros e trilhas interpretativas que atraem milhares de visitantes todos os anos.

A parceria vai permitir que o município assuma a administração do uso público do parque, como turismo, lazer e o Centro de Visitantes, enquanto o Instituto Água e Terra (IAT) ficará responsável pela supervisão técnica, gestão ambiental e monitoramento dos impactos ecológicos. O acordo tem duração de 60 meses e não envolve repasse financeiro.

Atualmente, o parque conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, pontes e trilha de pouco mais de 1 km, margeando o Salto São Francisco — um espetáculo natural que emociona paranaenses e visitantes.

Últimas atualizações